Produtos

TELHAS

As telhas de aço IFAL são fabricadas por moderno processo contínuo,conforme normas NBR-14513 (perfil ondulado) e NBR-14514 (perfil trapezoidal).

Tipos de Revestimentos

Galvanizado (Zn)

Galvalume (Al + Zn)

TelhasDescrição do produto

Galvalume é o nome comercial para a chapa de aço revestida com uma camada de Al-Zn, que é aplicada pelo processo de imersão a quente.

O revestimento constituído em peso por 55% Al, 43,5% Zn e 1,5% Si oferece um balanço otimizado entre a resistência à corrosão por barreira oferecida pelo alumínio e a proteção galvânica oferecida pelo zinco

Mecanismos de proteção contra corrosão-galvalume

A micro-estrutura do revestimento, constituída por fases distintas ricas em alumínio e zinco, tem fundamental importância na obtenção de performance superior no quesito resistência à corrosão.

O alumínio possibilita a formação de uma camada protetora de óxido sobre o revestimento, a qual fornecerá proteção por barreira ao produto. Simultaneamente, a área em zinco oferece proteção galvânica, no caso de exposição do metal-base (descontinuidades provocadas no revestimento e bordas cortadas).

O zinco, presente em menos volume no revestimento, corrói preferencialmente, até que a formação dos produtos de corrosão pare quaisquer atividades adicionais nestas áreas. Como término do processo de corrosão da fase rica em zinco, a taxa de corrosão é comandada pela fase rica em alumínio, que compreende a maior parte do revestimento, resultando numa menor taxa de corrosão, típica do alumínio. Consequentemente,  ataxa de corrosão é menos do que em revestimentos zincados.

O galvalume apresenta, principalmente, excelente performance em ambientes agressivos, como industrial e marinho.

Galvalume & Galvanizado

A partir de teste acelerados, exposições de amostras à atmosfera e acompanhamento de produto em serviço (através de inspeções periódicas realizadas em diversas construções), pôde-se constatar a performance superior do galvalume sobre o galvanizado no quesito resistência à corrosão.

A vida útil do galvalume é de duas a quatro vezes maior se comparada com a vida útil do aço galvanizado.

Estes dados foram obtidos com base em amostras expostas em diversos ambientes na Europa, pelo período de quase 20 anos, e nos EUA, por um período superior a 30 anos.

Gráficos de comparação entre aço galvanizado e galvalume em atmosfera marinha severa e em atmosfera industrial

 

 

 

 

 

 

 

 

Resistência a altas temperaturas

O galvalume possui superfície com elevada resistência térmica e pode ser empregado em temperaturas de trabalho de até 315ºC sem apresentar descoloração. Se o aspecto superficial não tiver elevada importância no uso, o galvalume pode ser submetido a picos de temperatura de até 480ºC durante períodos curtos.

Rendimentos

O revestimento do galvalume, constituído pela liga 55% Al-Zn, é significativamente mais leve que o revestimento de zinco puro. Isto possibilita ao galvalume cobrir uma área maior que o material zincado, considerando-se o mesmo peso e espessura de chapa e de revestimento e, consequentemente, gera maior rendimento.

Esquema representando as camadas da chapa de galvalume

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Refletividade térmica

A maior refletividade térmica do galvalume resulta em maior eficiência térmica, proporcionando significativa redução de custos.

Um edifício revestido com galvalume possui temperatura interior mais branda, reduzido os custos em energia elétrica, utilizada para condicionamento de ar.

O galvalume recebeu a certificação “Energy star” da Administração Americana de Meio Ambiente, o que significa que ele é um produto que contribui para a redução do consumo de energia.

A tabela abaixo mostra o calor transmitido para o interior de um edifício exposto a uma radiação de 850 W/m2.

Material

Calor transmitido (W/m2)

Galvalume 65
Galvanizado 120

Fonte: catálogo SSAB.

Modelos Produzidos (natural ou pintado)

Ondulada 17

Indicada para coberturas em arco e planas de menores vãos.

Telha Ondulada 17

 

 

 

 

 

Trapézio 40

Indicada para coberturas planas de maiores vãos.

Telha Trapézio 40

 

 

 

 

Obs.: Mediante consulta, produzimos outros modelos.

Economicamente certa, resistente e bonita, o peso/m2 das telhas IFAL garantem o sucesso do seu projeto:

ESPESSURA  (mm)

PESO (kg/m)

0,43 
4,13
0,50
4,80
0,65
6,24
0,80
7,68

Esquema representando apoios para telhasDetermine o vão e estabeleça o número de apoios (terças) e, caso necessite, consulte-nos sobre a espessura a ser utilizada.

 

 

 

 

 

 

Telha Multidobras

Telha multidobrasDisponível no modelo perfil trapézio 40, torna-se um excelente recurso arquitetônico nas formas de acabamento de cobertura e fechamento.

 

 

 

 

 

Telha Termo-Acústica

Telha termoacústicaO mundo moderno exige que os produtos sejam desenvolvidos visando o aumento na qualidade de vida das pessoas. Assim, o emprego das telhas IFAL Termo-acústicas, também conhecidas como “sanduíche”, em projetos atuais e na modernização de outros, proporcionam excelentes soluções de conforto.

  • Configuração: telha-telha ou telha-forro.
  • Núcleos empregados: PU (poliuretano) ou EPS (isopor)

Modelos

Telha/ Forro (Painel) Telha/Forro (Painel)

 

 

 

 

 

 

 

Telha/ TelhaTelha/ Telha

 

 

 

 

 

 

 

Telhas EPSImportante!

O EPS (isopor) utilizado no núcleo é produzido segundo as especificações da NBR-11752 para classe F (retardante a chama) com densidade 13 a 16 Kg/m3.

O EPS, além de ser um dos mais eficientes isolantes térmicos, não desprende gases tóxicos, é inerte, não putrecível e NÃO AGRIDE A NATUREZA, o que vem proporcionando um crescente aumento de suas aplicações nas últimas décadas, e por ser também mais viável economicamente.

Voltar ao topo

Rua Piauí, 23 Cep 25515-180 Centro - São João de Meriti, RJ - Tel. (21) 3753 5755 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Jane Pitrowsky